
A imortalidade do amor
2 de Novembro de 2019
Renovar todas as coisas
9 de Novembro de 2019O Laboratório da fé apresenta um plano para fazer da paróquia uma comunidade viva, ativa e alegre, cheia de entusiasmo por Jesus Cristo. Chamamos-lhe Renovação Inadiável.
RENOVAR
Os tempos são marcados por um desejo, mais ou menos intenso, de renovação em todos os níveis da vida pessoal e comunitária. Entre nós, continua válida a proposta para ‘nascer de novo’, dizia Jesus Cristo a Nicodemos. Este ‘nascer de novo’ pode ser traduzido por renovar a vida.
O Laboratório da fé apresenta um plano para fazer da paróquia uma comunidade viva, ativa e alegre, cheia de entusiasmo por Jesus Cristo. Chamamos-lhe Renovação Inadiável.
Move-nos a convicção de que, com este plano, a paróquia pode ajudar os seus membros a ter uma vida ainda mais feliz e mais ativa na construção de um mundo melhor.
A Renovação Inadiável inspira-se no desejo eclesial pós-conciliar recuperado com redobrado entusiasmo pelo Papa Francisco, na Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Nela, titula um apartado de «uma renovação eclesial inadiável» (números 27 a 33).
O Papa espera que «todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão» (número 25).
No número 26, cita Paulo VI para lembrar a «força interpeladora» das palavras escritas na Carta Encíclica sobre os caminhos da Igreja: «uma necessidade generosa e quase impaciente de renovação».
Depois começa o tal apartado com o sonho de «uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação».
Aqui nos situamos: com um conjunto de ferramentas, que designamos de ‘Caminho de Páscoa’, estamos dispostos a promover uma ‘renovação inadiável’ que seja «capaz de transformar tudo»: costumes, estilos, horários, linguagem, estruturas eclesiais (paróquias, grupos, movimentos, associações, comunidades, diocese).
Um estímulo para a Renovação Inadiável é observar com olhos novos, com uma ‘lente’ sem filtros, como se fosse a primeira vez. Marcel Proust escreveu que «a verdadeira viagem de descoberta não consiste em buscar novas paisagens, mas em adquirir um novo olhar», ousar ‘nascer de novo’.