Ler a Bíblia, dia a dia
28 de Fevereiro de 2020Sede de mais
3 de Março de 2020A mudança de perspetiva, do ponto de chegada para o ponto de partida, faz toda a diferença. A estratégia passa por resfriar a inicial vontade de alcançar resultados, para permitir a tomada de consciência da real situação, sem medo de acolher o presente. É no ponto de partida, e não na meta, que se hão de ancorar os objetivos.
RECOMEÇAR
A vida é feita de recomeços. Não existe, dentro de nós, uma linha reta. Uma e outra vez experimentamos a amargura da derrota, do fracasso, da dificuldade em mudar, da falta de motivação para adquirir um novo hábito. Uma e outra vez, também, saboreamos a alegria da vitória, o júbilo de um pequeno passo em cada recomeço. É sempre possível recomeçar!
Bárbara Noronha Andrade, numa reflexão disponível no portal Ponto SJ, ajuda-nos a acreditar na possibilidade de conversão, um recomeço tão oportuno em tempo quaresmal.
Numa determinada altura da sua formação académica, deparou-se com um ‘slide’ em que o professor propunha a valorização do ponto de partida em detrimento da meta.
Não foi fácil, naquele momento, aceitar que o ponto de partida é mais importante do que os objetivos, mais útil do que focar-se no ponto de chegada. «Mas, pensando bem, na verdade, todos os grandes acontecimentos da minha vida não foram planeados nem projetados em folhas excel».
O ponto de partida «é a consciência de quem somos, de quais os nossos valores, do que nos move e de qual o nosso ideal. Se estivermos alinhados com isto e fizermos o caminho em coerência, chegaremos a bom porto com certeza».
A mudança de perspetiva, do ponto de chegada para o ponto de partida, faz toda a diferença. A estratégia passa por resfriar a inicial vontade de alcançar resultados, para permitir a tomada de consciência da real situação, sem medo de acolher o presente. É no ponto de partida, e não na meta, que se hão de ancorar os objetivos.
Deus saúda e acompanha cada um dos nossos recomeços, deposita em nós a confiança necessária para fazer de cada oportunidade um pequeno passo no caminho de conversão.
«E mesmo que a escolha já tenha sido outra, e mesmo que já tenha havido percursos de vida difíceis e dolorosos, é sempre importante lembrar e ajudar as pessoas a tomar consciência que temos a oportunidade de redefinir o nosso ponto de partida a cada minuto, há sempre a oportunidade de recomeçar».
Os primeiros dias da Quaresma, conduzidos pelo Espírito Santo, são um desafio a aceitar e a valorizar um novo ponto de partida.