Os novos céus e a nova terra
3 de Dezembro de 2020Unidos somos mais fortes
5 de Dezembro de 2020SEGUNDO DOMINGO DE ADVENTO, ANO B
Põe-te a caminho! O Advento não é tempo para a preguiça ou procrastinação. Deus vem ao nosso encontro. «Preparai o caminho do Senhor»! Pode ser um convite já conhecido; é preciso acolhê-lo de novo, e como novo.
‘Os novos céus e a nova terra’
Neste Segundo Domingo de Advento (Ano B), a Carta de Pedro completa a urgente preparação do caminho do Senhor com a lembrança de que Deus é paciente, oferece repetidas oportunidades. Assim se revigora a nossa esperança.
Primeiro, revela a maneira de ser de Deus: é paciente e insistente, espera e provoca a nossa conversão. Depois, envolvemos-nos no cumprimento da promessa divina: «Nós esperamos, segunda a promessa do Senhor, os novos céus e a nova terra». Por fim, facilita a conversão, a possibilidade de nos deixarmos transformar por Deus.
O Advento é caminho, não é inércia ou preguiça, mas dinâmica transformadora. Deus quer entrar em pleno no mais profundo do nosso ser, chegar ao núcleo mais íntimo de cada um de nós. Para isso é que enviou o seu Filho a assumir a nossa carne. Porque nos ama, porque nos quer ajudar a viver o propósito pelo qual fomos criados e viemos a este mundo.
Um futuro melhor, uma vida melhor, atraem como um íman os nossos passos! Para uns, é mero sonho irrealizável. Para nós, cristãos, é o modo de cumprir o sonho de Deus sobre nós. Estamos a caminhar, neste Advento, ‘em busca da vida’. Sem ilusões. Cheios de esperança.
O escritor Eduardo Galeano (em As palavras andantes) diz que a utopia é como o horizonte: «Aproximo-me dois passos, ela afasta-se dois passos. Caminho dez passos e o horizonte recua dez passos. Por mais que eu caminhe, nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para caminhar».
A utopia cristã serve para caminhar e também, ao contrário do que diz Eduardo Galeano, para me aproximar da missão que Deus tem para mim, o desígnio de Deus para este tempo que habitamos e pelo qual somos habitados. O sonho de Deus começa hoje. A esperança cristã não nos atira alienados para um futuro; situa-nos no presente e põe-nos a caminho para o realizar, aqui e agora.
Algo tem de começar a mudar em mim e em ti para fazer acontecer ‘os novos céus e a nova terra’. Não a partir de fora, mas a partir de dentro de nós: «como deve ser santa a vossa vida»! Deus quer mudar a nossa mentalidade e o nosso estilo de vida.
Nova mentalidade
Há uma Boa Nova que já chegou e está de novo a chegar ao nosso mundo e à nossa vida. É o Evangelho de Jesus Cristo, o ‘início’ da ação criadora de Deus, que quer renovar todas as coisas, também cada um de nós.
O importante é estar preparado para reconhecer os sinais da proximidade divina. Em primeiro lugar, sugere-nos uma mudança radical de mentalidade e de atitudes interiores. O cristão não procura ter sucesso, o seu alvo primordial é cumprir o propósito da sua vida, a missão neste mundo.
Pensa em duas qualidades que precisas de cultivar para preparar o teu coração para acolher Jesus Cristo. Ser-te-ão úteis para descobrires a tua missão, o teu propósito de vida.