Caminhos novos
5 de Maio de 2020Corações ao alto
8 de Maio de 2020QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA, ANO A
O tempo pascal evoca a organização das primeiras comunidades cristãs: «A palavra de Deus ia-se divulgando cada vez mais; o número dos discípulos aumentava».
Nós, cristãos, somos chamados a ser «pedras vivas» do «templo espiritual» que é a Igreja de Deus, Corpo de Cristo. Como nos faz bem viver em comunidade, celebrar juntos a nossa fé!
Em qualquer caso, renovemos a confiança no Senhor. Ele acolhe «os que esperam na sua bondade». Em vez disso, preferimos soluções supostamente mais eficazes: «Como podemos conhecer o caminho? [...] Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Unido a Jesus Cristo, tenho uma meta, uma «morada» na «casa» do Pai.
Em Jesus Cristo, Deus vem ao nosso encontro para que cada um se encontre com Deus. «Não se perturbe o vosso coração»!
Ao sentir a pressão do medo e da incerteza, ficamos perturbados. Será que alguém vai encontrar uma solução? Na procura, podemos cair no erro de ‘ver’ apenas soluções terrenas. Será que temos fé nas palavras de Jesus?
«Senhor, a tua Palavra atinge e toca-nos a todos. Neste nosso mundo, que Tu amas mais do que nós, avançamos a toda velocidade, sentindo-nos em tudo fortes e capazes. Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. [...] Avançamos, destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente» (Papa Francisco).
Agora, sentimo-nos em mar agitado. Tu continuas a dizer-nos: «Não se perturbe o vosso coração»!