EUCARISTIA

COMUNGAR O CORPO DE CRISTO

Adoração

«A presença eucarística de Cristo começa no momento da consagração e dura enquanto as espécies eucarísticas subsistirem» (Catecismo da Igreja Católica, 1377). A Igreja Católica proclama que Jesus Cristo continua sempre presente nos dons consagrados. Por isso, é, não só válida como salutar, a prática da adoração, dentro e fora da celebração eucarística.

Mesa do Pão

«O que vemos quando nos congregamos para celebrar a Eucaristia, a Missa, já nos faz intuir o que estamos prestes a viver. No centro do espaço destinado à celebração encontra-se o altar, que é uma mesa coberta com uma toalha, e isto faz-nos pensar num banquete» (Francisco, Audiência Geral de 5 de fevereiro de 2014), é a «mesa do Pão» (Liturgia Eucarística).

Mesa da Palavra

«Prepare-se para os fiéis, com maior abundância, a mesa da Palavra de Deus» — recomenda o II Concílio do Vaticano (Constituição Conciliar sobre a Liturgia — «Sacrosanctum Concilium», 51). Haverá ainda quem pense que basta chegar ao «Credo» para participar na Missa?! Não pode haver eucaristia sem a mesa da Palavra (Liturgia da Palavra).

Memorial da Páscoa

«A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, da obra do salvação realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo, obra tornada presente pela ação litúrgica» (Catecismo da Igreja Católica [CIC], 1409).

Coração da vida

«A Eucaristia é o coração e o cume da vida da Igreja, porque nela Cristo associa a sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido ao Pai uma vez por todas na cruz; por este sacrifício, Ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja» (Catecismo da Igreja Católica [CIC], 1407).

Tens dúvidas sobre a Eucaristia?

Queremos entrar em diálogo contigo!