Sois filhos
31 de Dezembro de 2019Da esperança à alegria
3 de Janeiro de 2020SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
Início de um novo ano: talvez seja o tema que mais se respira no ambiente deste dia.
Oitava do Natal: há uma semana que celebrámos com alegria a Incarnação do Filho de Deus a quem deram «o nome de Jesus».
Solenidade litúrgica de Santa Maria: «Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher».
Dia Mundial da Paz: a invocação da bênção divina convida a ligá-la com o tema. A sua fórmula, depois de pedir que «o Senhor te abençoe e te proteja» e «te seja favorável», termina com esta: «o Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz».
O que nos salva é o ‘olhar’ de Deus sobre nós, mais do que o nosso olhar para Ele. Num cristão, qualquer referência de vida começa e culmina em Deus: «sois filhos».
A «bênção» (salmo) é o pórtico da entrada de Deus na nossa vida em cada novo ano civil.
A nossa vida está nas mãos de Deus. Somos filhos amados. Deus sustenta cada um dos dias deste novo ano que nos será dado viver.
Como Maria, Mãe da esperança, conservemos a semente de esperança colocada por Deus no nosso coração. Cada ‘sim’ que havemos de oferecer a Deus ao longo deste ano é um rebento de esperança. Um rebento capaz de germinar em vida nova, em renovação pessoal e comunitária.
Ao iniciar o novo ano, «cada um de nós pode formular a pergunta: caminho com esperança ou a minha vida interior está parada, fechada? O meu coração é uma gaveta fechada ou uma gaveta aberta à esperança, que me faz caminhar não sozinho, mas com Jesus?» (Papa Francisco).