Sede de mais
3 de Março de 2020A mesa da Palavra
6 de Março de 2020SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA, ANO A
A Quaresma ajuda a redescobrir a nossa identidade cristã. Neste domingo, começa por nos remeter para o relato da vocação de Abr(a)ão. Que belo testemunho de disponibilidade ao convite divino! Que prontidão ativa na resposta: «Abrão partiu, como o Senhor lhe tida ordenado». Por isso, é apresentado como ‘pai na fé’ para as principais religiões monoteístas.
Como Abraão, somos convidados a reconhecer que «a palavra do Senhor é reta, da fidelidade nascem as suas obras». Ela é o nosso principal alimento, como nos é indicado no episódio da Transfiguração de Jesus: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O».
Ele, Jesus Cristo, é o «nosso Salvador». Em nosso favor, «destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade, por meio do Evangelho».
A aventura da fé mexe connosco. A aventura da fé não nos dá descanso, até à ‘transfiguração’ de cada um de nós e de toda a Criação. Entretanto, ecoa em cada dia da nossa existência aquele apelo «escutai-O» pela voz que se ouve a partir da nuvem, segundo a passagem evangélica da Transfiguração.
«Esta Transfiguração é semelhante à da Sagrada Escritura, que se transcende a si mesma, quando alimenta a vida dos crentes» (Papa Francisco).
O cristão senta-se à mesa da palavra, com disposição atenta e serena para escutar o que Deus tem para dizer, em cada domingo (em cada dia). Hoje, pedimos a força desse «alimento interior» que é caminho de purificação do «nosso olhar espiritual» (cf. oração coleta).