Trigésimo Terceiro Domingo, Ano A
13 de Novembro de 2020Começa nos mais próximos
17 de Novembro de 2020O domingo é o dia propício para partilharmos a vida, recriarmos a maneira de estar juntos, alimentarmo-nos da Palavra e do Pão, sentirmo-nos enviados como apóstolos da caridade. A proposta arrisca promover uma experiência real de vida, a partir do coração da nossa fé cristã e católica, para que a fé seja vida em cada um de nós, fé ativa no coração da nossa vida.
MISSA
A participação dominical é cada vez mais reduzida, mas quando se trata de um acontecimento significativo para a vida pessoal, familiar ou comunitária, ainda é costume ‘ir à missa’.
É verdade que, em muitos casos, a ida à igreja está mais relacionada com a solenidade que se quer atribuir ao acontecimento, do que à celebração sacramental da fé em Jesus Cristo.
Em vez de ‘ir à missa’, sugere Jean-Luc Lecatin, poderíamos valorizar o sentido do encontro, do estar juntos, em modo festivo. ‘Ir à missa’, para uma grande maioria das pessoas, remete para a memória de um ritual que «não é da nossa conta, mas apenas dos padres».
Ir a um encontro desperta por certo outras predisposições e atitudes: estar juntos, conviver e dialogar, confraternizar e festejar, entre outras.
Poder-se-á argumentar que se trata de uma mera alteração de vocabulário. Sim, pode resultar apenas numa brincadeira de palavras, mas também pode permitir uma nova abordagem, uma real mudança de mentalidade, também naqueles que presidem à celebração eucarística: preparar a nossa festa de domingo, viver o encontro dominical, partilhar a alegria daquele casal, a dor daquela família, a alegria daqueles jovens que querem celebrar a vida, são alguns exemplos.
A eucaristia (já) possui as características próprias de um encontro: «haverá tempos de silêncio, momentos de admiração, instantes de oração, partilharemos uma refeição e partiremos o pão e beberemos o vinho... e juntos partilharemos alegrias, tristezas, preocupações, questionamentos, projetos e paixões, esperanças e desânimos... enfim, as nossas vidas!».
O domingo é o dia propício para partilharmos a vida, recriarmos a maneira de estar juntos, alimentarmo-nos da Palavra e do Pão, sentirmo-nos enviados como apóstolos da caridade.
A proposta arrisca promover uma experiência real de vida, a partir do coração da nossa fé cristã e católica, para que a fé seja vida em cada um de nós, fé ativa no coração da nossa vida.
Ousemos sonhar com um encontro dominical transformado em refeição compartilhada, encontro de pessoas de carne e osso, com tudo o que implica a nossa humanidade, momento que nos nutre, revigora, é fonte de esperança e alegria.