Atravessar o sofrimento
7 de Agosto de 2020Décimo Nono Domingo, Ano A
8 de Agosto de 2020O Jubileu pela Terra pretende concretizar sete anos de conversão ecológica, tendo como base os seguintes objetivos: resposta ao clamor da terra; resposta ao clamor dos pobres; economia ecológica; adoção de estilos de vida simples; educação ecológica; espiritualidade ecológica; ênfase no envolvimento da comunidade e na ação participativa.
JUBILEU PELA TERRA
O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral tomou a iniciativa de promover, entre 24 de maio de 2020 e o mesmo dia de 2021, o Jubileu pela Terra.
O quinto aniversário da Carta Encíclica sobre o Cuidado da Casa Comum motivou a realização deste ‘ano especial’, que pode ser acompanhado através do tópico #LaudatoSi5 na rede social twitter.
Entretanto, a 18 de junho, foi apresentado um novo documento: «A caminho para o cuidado da casa comum – cinco anos depois da Laudato Si’». Preparado pela mesa interdicasterial da Santa Sé sobre a ecologia integral, inclui a referência a dois exemplos nacionais: a associação «Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade»; a rede «Cuidar da Casa Comum».
O Jubileu pela Terra pretende concretizar sete anos de conversão ecológica, tendo como base os seguintes objetivos: resposta ao clamor da terra; resposta ao clamor dos pobres; economia ecológica; adoção de estilos de vida simples; educação ecológica; espiritualidade ecológica; ênfase no envolvimento da comunidade e na ação participativa.
Todos estão convocados a implementar este plano de ação. Os promotores incentivam famílias, dioceses, escolas, universidades, hospitais e centros de saúde, empresas (agrícolas), ordens religiosas.
Além das várias atividades a que nos podemos associar, ou até sermos criadores de novas dinâmicas dentro do espírito da ecologia integral, somos desde já desafiados a viver com especial empenho o próximo «Tempo da Criação», que decorre entre um de setembro e quatro de outubro, e a rezar (todos os dias) a oração proposta para a Semana Laudato Si e estendida a todo o Jubileu:
Deus de amor, Criador do Céu e da Terra, e de tudo o que contêm.
Criaste-nos à tua imagem e tornaste-nos guardiões de toda a Criação.
Abençoaste-nos com o sol, a água e a terra, tão generosos, para podermos ser nutridos.
Abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para podermos atender ao teu dom da Criação.
Ajuda-nos a sermos conscientes de que a nossa Casa Comum não pertence só a nós, mas a todas as criaturas e às gerações futuras, e que é nossa responsabilidade a sua preservação.
Faz com que possamos ajudar cada pessoa a assegurar o alimento e os recursos de que necessita para viver.
Torna-te presente aos necessitados nestes tempos difíceis, especialmente aos mais pobres e que correm o risco de serem esquecidos.
Transforma os nossos medos e os sentimentos de isolamento em esperança e fraternidade, para podermos experimentar uma verdadeira conversão do coração.
Ajuda-nos a mostrar solidariedade criativa para enfrentar as consequências desta pandemia global.
Torna-nos corajosos para abraçar as mudanças necessárias para a procura do bem comum.
Faz com que possamos sentir, agora mais do que nunca, que estamos todos interligados e interdependentes.
Faz que consigamos escutar e atender ao grito da Terra e ao grito dos pobres.
Os sofrimentos atuais sejam as dores de parto de um mundo mais fraterno e sustentável.
Sob o olhar amoroso de Maria, auxílio dos cristãos, nós te rezamos por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Ámen.