Quem é Jesus Cristo?
26 de Março de 2021Domingo de Ramos, Ano B
27 de Março de 2021Conhecer Jesus Cristo implica fazer o caminho que fizeram homens e mulheres, os seus primeiros seguidores. Podemos fazer o caminho de Pedro ou de um qualquer outro discípulo/apóstolo. O ponto central é colocarmo-nos no caminho do discipulado, dispostos a aprender com ele e a seguir com ele.
SEMANA SANTA
Os momentos culminantes da existência terrena de Jesus Cristo são para recordar, unidos aos mesmos sentimentos, como para os viver como presente, atuais. Este é o coroamento das semanas da Quaresma, por isso chamada de Semana Maior ou Semana Santa.
Eis-nos no itinerário dramático de Jesus Cristo, nosso Salvador: desde a entrada em Jerusalém até à deposição no sepulcro. Em tudo, o Pai confirma o Filho na missão; e o Filho cumpre-a. Façamos nossa a prece da Igreja: «Aumenta a fé daqueles que esperam em ti, Senhor».
A Semana Santa tem uma dupla dimensão: integra a Quaresma e, ao mesmo tempo, pertence à Páscoa, que se prolonga em cinquenta dias de júbilo, sete semanas de festa e alegria.
Somos convidados a guardar os ensinamentos da Paixão de Jesus Cristo para tomar parte na Ressurreição. O ritmo destes dias litúrgicos torna-se mais vagaroso, podemos acompanhar Jesus Cristo, dia após dia, quase hora a hora.
O que é que significa ‘guardar’? Significa deixar-se iluminar pela identidade do Filho de Deus (Domingo de Ramos), Mestre e Senhor (Quinta-feira Santa), do Servo e Cordeiro (Sexta-feira Santa). Contemplemos!
Conhecer Jesus Cristo implica fazer o caminho que fizeram homens e mulheres, os seus primeiros seguidores. Podemos fazer o caminho de Pedro ou de um qualquer outro discípulo/apóstolo: Madalena, Tomé, João, Paulo...
O ponto central é colocarmo-nos no caminho do discipulado, dispostos a aprender com ele e a seguir com ele, deixar de lado todas as resistências e entrarmos na história «‘com tudo’, com as nossa inteligência e emoções, imaginação e busca criativa, com a mente e coração abertos, com o nosso desejo de entender e com a nossa sede espiritual: pois tudo isto são as componentes escondidas na palavra acreditar» (Tomáš Halík).
No contexto da vida e da história humana, unidos a todos os que sofrem, nestes tempos dolorosos e difíceis, querendo também partilhar todos os esforços nobres e valiosos que sempre surgem neste nosso mundo, celebramos o caminho de Jesus Cristo, a sua entrega por amor até à morte e ressurreição, que é para nós promessa de vida para sempre com Deus.