Liturgia familiar

16 de janeiro de 2021

Segundo Domingo, Ano B

A missão do Mestre desperta a vocação dos (futuros) discípulos. «Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia». Deus toma a iniciativa. Mas o consentimento é essencial, porque a resposta precisa de ser livre e assumida.
9 de janeiro de 2021

Batismo de Jesus, Ano B

No domingo da celebração do Batismo de Jesus, a palavra que sai da boca de Deus é viva e eficaz, confirma a aliança de amor de Deus Pai com a Humanidade, cuja plenitude se alcança em e com Jesus Cristo, o seu «Filho muito amado».
2 de janeiro de 2021

Epifania

A Epifania celebra o esplendor da Luz do Natal. Desponta a aurora de um novo dia que ilumina todos os povos e nações. É a festa da universalidade da salvação. A imagem visual desta Boa Notícia começa numa estrela especial que orienta o caminho: «Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Adoremos o nosso Salvador!
26 de dezembro de 2020
Confiança em Deus

Sagrada Família de Jesus, Maria e José, Ano B

Fé, fidelidade, confiança: três palavras com a mesma raiz e significados semelhantes. Exprimem uma atitude muito presente nos textos bíblicos, tanto como propriedade divina, como característica humana do crente.
19 de dezembro de 2020
Leitura orante da Palavra de Deus

Quarto Domingo de Advento, Ano B

Este é o domingo da disponibilidade. Deus vem ao encontro do humano, vem ao teu encontro. Ao longo da história, Deus sempre procurou e continua a procurar corações disponíveis. Estás disponível para acolher o Salvador, Jesus Cristo?
12 de dezembro de 2020

Terceiro Domingo de Advento, Ano B

«Vivei sempre alegres» — é este imperativo que faz do Terceiro Domingo de Advento (Ano B) o ‘domingo da alegria’. Não é a alegria um sinal da esperança? Não é a alegria um sinal da presença de Deus? A esperança que preside ao tempo de Advento une-se à alegria da missão.
5 de dezembro de 2020

Segundo Domingo de Advento, Ano B

Põe-te a caminho! O Advento não é tempo para a preguiça ou procrastinação. Deus vem ao nosso encontro. «Preparai o caminho do Senhor»! Pode ser um convite já conhecido; é preciso acolhê-lo de novo, e como novo.
28 de novembro de 2020

Primeiro Domingo de Advento, Ano B

Advento, tempo de profecia e de esperança: anúncio do Salvador. Nada nem ninguém, mesmo a fragilidade e o pecado, nos pode retirar a fonte da esperança. A profecia chega à plenitude com a vinda do Salvador. Jesus Cristo oferece-nos o complemento da esperança: «digo-o a todos: Vigiai!».
20 de novembro de 2020

Trigésimo Quarto Domingo, Ano A

A solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo coloca um ponto final no ano litúrgico que percorre a vida, morte e ressurreição do Senhor. Para nós, cristãos, o fim dos tempos já teve o seu início em Jesus Cristo, que nos há de conduzir até à plenitude.