Acompanhar Jesus Cristo
9 de Janeiro de 2021Confiar numa presença
12 de Janeiro de 2021LITURGIA FAMILIAR
No domingo da celebração do Batismo de Jesus, a palavra que sai da boca de Deus é viva e eficaz, confirma a aliança de amor de Deus Pai com a Humanidade, cuja plenitude se alcança em e com Jesus Cristo, o seu «Filho muito amado».
[proposta elaborada a partir da ferramenta ‘Ter uma só mensagem’ e dos subsídios publicados pelo padre Amaro Gonçalo Lopes]
SAUDAÇÃO
[Se for possível, acender uma ou várias velas de batismo]
GUIA: A festa do Batismo de Jesus prolonga a Epifania, isto é, a manifestação do Senhor, que o Pai declara ao mundo como seu Filho muito amado. Sobre Jesus Cristo desce e resplandece o Espírito Santo, que o revela como Messias. Na festa do Batismo de Jesus tracemos lentamente sobre nós o sinal da cruz, sinal de que somos batizados:
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amen.
RECORDAMOS O BATISMO
> Deus nosso Pai, és a fonte da Vida; sem cessar, nos fazes renascer no teu amor. Ao teu Filho batizado nas águas do rio Jordão manifestaste a Tua ternura: é o teu Filho muito amado. E desde o dia do nosso Batismo também nós somos teus filhos eternamente amados. Renova em nós a força viva da tua presença e do teu amor. Ámen.
ACOLHEMOS A PALAVRA
[Ver/ouvir a primeira parte do vídeo/audio]Leitura do Santo Evangelho segundo São Marcos [capítulo 1, versículos 7 a 11]
Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo». Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».
[Ver/ouvir a segunda parte do vídeo/audio]
PARTILHAMOS A PALAVRA
O batismo, no rio Jordão, é o pórtico da vida pública. Depois do necessário retiro, vai reunir um grupo de discípulos, para estarem com ele, para aprenderem com ele, para viverem com ele, para viverem como ele.
Ao conhecer quem é Jesus Cristo, ficamos a saber quem podem ser os seus discípulos. Ser discípulo, ser cristão, é aceitar o Mestre com os lábios e o coração; é testemunhar com a boca (palavras) e com as mãos (obras) o amor divino; é assumir a ‘cultura do cuidado’, como propôs o Papa Francisco, no primeiro dia deste ano (na mensagem para o Dia Mundial da Paz); é acompanhar o Mestre como discípulo missionário.
Nascemos de Deus. Ele põe em cada um de nós a sua ‘complacência’. É talvez palavra difícil de compreender, que expressa uma declaração de amor, manifesta o quanto Deus nos quer bem. Quer dizer: apreço, estima, bem-querer, amizade, amor. Está aberto o caminho do discipulado! Deus entra na nossa vida. Eu e tu, podemos entrar na vida de Deus. Juntos, vamos acompanhar Jesus Cristo!
Guia-nos e impele-nos, neste itinerário, a presença do Espírito Santo. Abre os olhos do nosso coração, o Espírito Santo sustenta-nos na caridade, garante-nos a misericórdia divina, faz renovar sobre nós a continuidade da identidade e missão do mestre: Tu és o filho muito amado de Deus, em ti o Pai pôs toda a sua complacência.
RENOVAMOS O NOSSO BATISMO
> Credes em Deus, Pai, criador do céu e da terra? [TODOS:] Sim, creio.
> Credes em Jesus Cristo, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está sentado à direita do Pai? [TODOS:] Sim, creio.
> Credes no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna? [TODOS:] Sim, creio.
APRESENTAMOS AS NOSSAS PRECES
Ao recordar o Batismo de Jesus, o Filho muito amado de Deus Pai, reavivemos, nestas preces, a memória do nosso Batismo, para que o dom se transforme em missão, dizendo: Escuta a nossa oração!
> Somos batizados na água, mergulhados no oceano do teu amor divino: que nos sintamos todos filhos, amados por Ti, desde sempre e por toda a eternidade, nós te pedimos: [TODOS:] Escuta a nossa oração!
> Recebemos a unção com o óleo santo, símbolo da fortaleza do Espírito: que sejamos fortes na luta contra o mal e decididos na opção pelo bem, nós te pedimos: [TODOS:] Escuta a nossa oração!
> Seguramos nas mãos uma vela acesa, símbolo da Luz de Cristo: que caminhemos à luz da tua Palavra e nos deixemos guiar e iluminar pela Boa Nova do teu Filho, nós te pedimos: [TODOS:] Escuta a nossa oração!
> Usamos uma veste branca, símbolo da graça, que nos regenerou do pecado: que vivamos sempre na santidade de vida, na esperança e na alegria, nós te pedimos: [TODOS:] Escuta a nossa oração!
> [acrescenta a tua intenção], nós te pedimos: [TODOS:] Escuta a nossa oração!
Somos todos filhos de Deus, todos irmãos em Jesus Cristo. Em comunhão filial e fraterna, ousamos rezar: [TODOS:] Pai nosso
ASSUMIMOS UM COMPROMISSO
Reconheçamos que somos pouco fraternos e que isto de nos tornarmos irmãos exige um caminho de renúncia a nós mesmos e de aceitação dos outros. Estejamos plenamente disponíveis para acolher e escutar os outros. Perdoemo-nos uns aos outros sempre e de todo o coração.
Bendigamos o Senhor! TODOS: Graças a Deus!
BÊNÇÃO DA FAMÍLIA E DA MESA
[PARA REZAR ANTES DA REFEIÇÃO EM FAMÍLIA]
Bendito sejas, ó Pai, pelo teu Filho Jesus que hoje quis ser batizado para nos iluminar. Tu, que nos dás a vida e o alimento, dá-nos também um coração puro para que hoje e sempre te demos graças. Ámen.