
O preço da vida
7 de Abril de 2020
O contágio da Boa Nova
10 de Abril de 2020PRIMEIRO DOMINGO DA PÁSCOA, ANO A
Amanhece o primeiro dia: «a pedra retirada do sepulcro... as ligaduras no chão... o sudário enrolado à parte». A escuridão da morte dá lugar à luz da vida. Jesus Cristo, «que passou fazendo o bem e curando a todos», ressuscitou! Vamos «anunciar as obras do Senhor», testemunhar a vitória da Páscoa!
É provável que sejam (apenas) pequenos sinais. «Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?». O anúncio e o testemunho de cada boa notícia é sempre mais contagiante do que qualquer pandemia.
A solidão jamais terá a última palavra. O medo e a esperança, «a morte e a vida travaram um admirável combate: [...] vive e reina o Autor da vida». Numa época dominada pelas más notícias, Deus quer precisar de nós para continuar a fazer maravilhas.
A Páscoa tudo envolve com uma intensa luz, a começar pelas mulheres, as primeiras discípulas, passando por Pedro, João e todos os outros, por Paulo e pelas primeiras comunidades cristãs, de geração em geração, até ao nosso tempo, até ao fim dos tempos.
«Durante esta semana, far-nos-á bem pegar no Livro do Evangelho e ler os capítulos que falam sobre a Ressurreição de Jesus. Far-nos-á muito bem! Pegai no Livro, procurai os capítulos e lede-os» (Papa Francisco).
Assim fortalecidos, em tempo de grande incerteza, somos desafiados a contaminar toda a gente com a esperança e a alegria dos ressuscitados. Este é o contágio saudável da fé: a boa nova da vitória sobre o medo e a morte!