Filho muito amado
9 de Janeiro de 2021Batismo de Jesus, Ano B
9 de Janeiro de 2021BATISMO DE JESUS, ANO B
No domingo da celebração do Batismo de Jesus (Ano B), a palavra que sai da boca de Deus é viva e eficaz, confirma a aliança de amor de Deus Pai com a Humanidade, cuja plenitude se alcança em e com Jesus Cristo, o seu «Filho muito amado».
‘Filho muito amado’
O batismo de Jesus Cristo comporta uma experiência interior de grande intensidade. Confirma o propósito inicial apresentado pelo evangelista Marcos: «Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus» (Marcos 1, 1). Sim, Jesus Cristo é o Filho muito amado do Pai. E, por antecipação, ratifica o que há de ser dito por Pedro, na viragem para a segunda parte do evangelho: «Tu és o Messias» (Marcos 8, 29). Sim, Jesus Cristo é o Ungido do Espírito Santo.
Eis que começa o mundo novo, a vida nova dos filhos de Deus. Não precisamos de esperar o fim do mundo; já podemos acolher essa vida oferecida por Aquele que «batizar-vos-á no Espírito Santo».
O batismo, no rio Jordão, é o pórtico de entrada na vida pública. Depois do necessário tempo de retiro, há de reunir à sua volta um grupo de discípulos, para estarem com ele, para aprenderem com ele, para viverem com ele, para viverem como ele.
Ao conhecer quem é Jesus Cristo, ficamos a saber quem podem ser os seus discípulos. Ser discípulo, ser cristão, é aceitar o Mestre com os lábios e o coração; é testemunhar com a boca (palavras) e com as mãos (obras) o amor divino; é assumir a ‘cultura do cuidado’, como propôs o Papa Francisco, no primeiro dia deste ano (na mensagem para o Dia Mundial da Paz); é acompanhar o Mestre como discípulo missionário.
Nascemos de Deus. Ele põe em cada um de nós a sua ‘complacência’. É talvez uma palavra difícil de compreender, que expressa uma declaração de amor, manifesta o quanto Deus nos quer bem. Quer dizer: apreço, estima, bem-querer, amizade, amor. Está aberto o caminho de discipulado! Deus entra na nossa vida. Eu e tu, podemos entrar na vida de Deus. Juntos, vamos acompanhar Jesus Cristo!
Guia-nos e impele-nos, neste itinerário, a presença do Espírito Santo. Abre os olhos do nosso coração, o Espírito Santo sustenta-nos na caridade, garante-nos a misericórdia divina, faz renovar sobre nós a continuidade da identidade e missão do mestre: Tu és o filho muito amado de Deus, em ti o Pai pôs toda a sua complacência.
Acompanhar Jesus Cristo
«Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência». A voz que ecoou no rio Jordão dirigia-se a Jesus Cristo, para revelar a sua identidade e missão. Hoje, aplica-se a cada um de nós.
A partir da consciência de ser batizado, disponho-me a dar continuidade à missão do Mestre. Iniciamos a ‘série’ sobre o discipulado, ou melhor, vamos dar os primeiros passos no caminho intencional de seguimento de Jesus Cristo. Talvez não sejam passos, mas apenas a inscrição como ‘aprendizes’ de discípulos.
Uns, porventura, já são capazes de dar passos firmes; outros, ainda estão a ‘gatinhar’ ou à procura do equilíbrio para se manterem de pé. Juntos, nos próximos ‘episódios’, vamos acompanhar Jesus Cristo.