O Senhor te abençoe e te proteja
31 de Dezembro de 2020Com que propósito vale a pena viver?
2 de Janeiro de 2021SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
Não há melhor maneira de começar um novo ano: «O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável». Iniciamos cada novo ano com o nosso ser voltado para Deus, atentos à beleza da sua presença abençoada e protetora.
‘O Senhor te abençoe e te proteja’
A liturgia do primeiro dia do ano civil remete para o ‘primeiro’ dia, aquele que, mais do que primeiro de muitos, é o original e o prioritário da nossa existência: abençoar é bendizer, Deus diz-nos coisas belas e boas. A bênção é palavra cheia do amor de Deus!
No domingo (da Sagrada Família), acompanhamos a ‘obediência’ de José, a quem o Papa Francisco quis consagrar este ano, agora também dedicado à família (a partir de 19 de março).
Hoje, ‘episódio’ especial a meio da semana, voltamos a recordar três contributos que nos podem ajudar a converter o olhar ao amor, ao longo deste ano de dois mil e vinte e um: evocamos a atitude de Maria; renovamos o testemunho do pastores; acolhemos a missão do Menino Jesus.
O nosso olhar detém-se no Menino: «deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno». O nome comporta a identidade e missão: Deus salva, ‘Yahweh (Javé/Deus) é salvação’, assim se traduz (à letra) do aramaico ‘Jeshua’. Este ano, se Deus quiser, havemos de perceber como é que este Menino vai ser o Salvador, naquele tempo e nos nossos dias. É a primeira de todas as bênçãos: abençoados é igual a dizer somos salvos.
O nosso olhar detém-se na Mãe do Menino. A Igreja reconhece Maria como Mãe de Jesus e Mãe de Deus. Ela ensina-nos a atitude contemplativa que se abre à presença de Deus, de quem recebemos a bênção, sobre nós faz resplandecer «a luz do seu rosto». Maria ensina-nos a atitude contemplativa, que medita no coração todos os acontecimentos: «Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração».
O nosso olhar detém-se nos pastores. Eles são os primeiros convocados, são os primeiros a receber a Boa Notícia e a testemunhar o nascimento do Salvador. Eles ensinam-nos a glorificar e a louvar a Deus em todos os momentos: «Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado». Quando nos sentimos abençoamos, não podemos deixar de glorificar e louvar a Deus!
Abençoado
O ano, como a vida, começa com uma bênção. Uma bênção que procede de Deus para chegar aos corações: presença e proteção, favor e paz. Para o cristão, qualquer referência de vida começa e culmina em Deus. Ele é a origem e a meta da existência humana.
Deus não quer o nosso fracasso; quer que cada um de nós descubra o seu propósito, desenvolva as suas capacidades, e alcance a paz e a felicidade. Saber-se abençoado por Deus é como um suplemento de energia para perseverar na redescoberta do sentido da vida, o porquê da vinda ao mundo.
A história de cada um de nós também é ‘história de salvação’, história de bênção. Deus está connosco! O teu coração está recetivo às bênçãos de Deus?