Plano diário de leitura
9 de Junho de 2020Está perto o reino dos Céus
11 de Junho de 2020CORPO E SANGUE DE CRISTO, ANO A
A Liturgia da Palavra da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começa com estas palavras de Moisés: «Recorda-te de todo o caminho que o Senhor teu Deus te fez percorrer».
Nós, o povo da Nova e Eterna Aliança, também somos convidados a fazer memória do mistério pascal de Jesus Cristo que, em cada eucaristia, se oferece para nos dar a vida: «Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna».
Celebrar a eucaristia é fazer memória desse infinito amor de Deus por nós. Amor prefigurado nos dons oferecidos ao povo no deserto (a palavra, a água, o maná). Amor cantado por todas as gerações até ao nossos dias: «Jerusalém, louva o teu Senhor». Amor que fortalece entre nós a comunhão: «formamos um só corpo, porque participamos do mesmo pão».
Jesus Cristo, na eucaristia, dá-nos o pão da vida, o seu Corpo e Sangue. A eucaristia é a refeição, banquete no qual saboreamos a amizade de Jesus. É o seu amor, gratuito e incondicional, sempre disponível para saciar todas as nossas fomes mais profundas. Deixa-te alimentar por esta amizade!
A nossa existência pode ser construída, não só sobre a mesa dos bens materiais, mas sobre essa outra mesa sempre disponível e gratuita. Uns preferem o dinheiro; alguns, o poder ou o sucesso; outros, o orgulho e a vaidade.
Só um alimento nos nutre e nos regenera em plenitude: a amor de Deus doado na eucaristia.
Hoje, que cada um de nós se interrogue: qual é a mesa que eu escolho para alimentar a minha vida?