Reencontrar o sentido da vida
28 de Dezembro de 2019Sois filhos
31 de Dezembro de 2019‘Próspero Ano Novo’ chega quando acreditamos na potência da bondade. Quem crê no novo que brota da bondade, sabe que é possível avivar a esperança de uma vida feliz, de uma comunidade ativa e cheia de entusiasmo, de um mundo melhor. A bondade nunca é repetida, é sempre nova, sempre portadora de renovação.
ANO NOVO
O final do ano civil traz consigo o renovado desejo de «Próspero Ano Novo». Além da viragem do calendário e das palavras de circunstância, o que há ou pode haver de novo? Nada, a não ser que eu me disponha à mudança. Depende de mim, que seja um Ano Novo.
Muitas são as coisas boas que acontecem ao longo do ano. Nem sempre nos apercebemos dessa novidade, uma vez que são o continuar de algo já realizado com frequência, graças a Deus.
A bondade, porém, nunca é repetida, é sempre nova, sempre portadora de renovação. O novo de cada ano está aí, nessas coisas positivas que continuam a ser feitas em nome do bem.
‘Próspero Ano Novo’ chega quando acreditamos na potência da bondade. Quem crê no novo que brota da bondade, sabe que é possível avivar a esperança de uma vida feliz, de uma comunidade ativa e cheia de entusiasmo, de um mundo melhor.
O Papa, na mensagem para o Dia Mundial da Paz, relaciona a paz com a esperança. Infelizmente, em muitas circunstâncias, também a nível eclesial, há ausência de paz. É, portanto, motivo de esperança.
A memória da bondade «pode colocar em movimento novas energias e reacender nova esperança nos indivíduos e nas comunidades».
A esperança não tem nada de passivo, é profundamente ativa, pois só permanece quando há possibilidade de alcançar o esperado. Exige tenacidade e compromisso pessoal, para não esmorecer face às primeiras dificuldades, antes redobrar os esforços para atingir tais objetivos. «A esperança é a virtude que nos coloca a caminho, dá asas para continuar, mesmo quando os obstáculos parecem intransponíveis».
A paz precisa de construtores audazes, decididos, incansáveis, promotores do bem. Esses são os que mantêm viva a chama da esperança. Todos os dias são bons para dar graças a Deus pelo que foi dado viver. Há dias que se tornam especiais para balanço e recordação de bons propósitos. Quanto a estes, é melhor que sejam poucos e realistas, do que muitos e difíceis de alcançar.
Se cada um assumir as pequenas coisas que lhe compete para que 2020 seja novo com a eterna novidade da bondade, também será próspero de esperança e de paz. Próspero Ano Novo!